domingo, 16 de dezembro de 2012

Como funciona nosso ouvido


O som é uma vibração de moléculas. Quando ele é produzido, faz com as moléculas do ar (ou de qualquer outro meio material) vibrem de um lado para o outro. Isso faz vibrar o grupo de moléculas seguintes, que por sua vez provoca a vibração de outro grupo, e assim o som se propaga. O ouvido converte as vibrações do ar produzidas pelo som em impulsos elétricos que são codificados pelo cérebro. As ondas sonoras, ao atingirem a orelha, são dirigidas para o interior do canal auditivo, na extremidade do qual existe uma membrana denominada tímpano. O tímpano é tão delicado e sensível que variações de pressão muito pequenas da onda sonora são suficientes para colocá-lo em vibração.
Essas vibrações são transmitidas a um pequeno osso chamado martelo, que, por sua vez, aciona outro osso, a bigorna, o qual, finalmente faz vibrar um terceiro osso, denominado estribo. Esses três minúsculos ossos atuam como um sistema de alavanca, amplificando sucessivamente as vibrações. As vibrações amplificadas chegam à cóclea, que tem a forma de um caracol. A cóclea é revestida de pêlos muito pequenos e, em seu interior, existe um líquido que facilita a propagação do som. As ondas sonoras, na cóclea, colocam os pequenos pêlos em vibração, estimulando células nervosas que, por meio do nervo auditivo, enviam os sinais ao cérebro, onde são decodificados. Dessa maneira, a pessoa tem a percepção do som.
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/como-funciona-nosso-ouvido.html

Prof Anderson de Sousa
EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil

Calorimetria

Resumo de física: Calorimetria

A calorimetria é o ramo da física que se ocupa dos fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.

Temperatura
Temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas. Quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e quanto mais frio, menor a agitação.

A temperatura pode ser medida em três escalas termométricas. Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

 Calor
O calor nada mais é do que o trânsito da energia térmica de um corpo para outro. Quando os dois corpos chegam à mesma temperatura, dizemos que estão em equilíbrio térmico e a temperatura final é chamada de temperatura de equilíbrio.

Capacidade térmica e calor específico sensível
Os corpos e as substâncias na natureza reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Alguns esquentam mais rápido que os outros. É a isso que chamamos de capacidade térmica. Mas a capacidade térmica não é uma propriedade da substância, ela depende também da massa e do calor específico para ser calculada.
Considerando c o calor específico sensível da substância de que o corpo é constituído.
O calor específico pode ser definido como a capacidade térmica por unidade de massa e é uma característica da substância de que o material é feito.

A capacidade térmica pode ser medida usualmente em cal/ºC e no Sistema Internacional em J/K, assim como o calor específico é medido usualmente em cal/gºC e, no Sistema Internacional em J/ kg K.

Calor sensível
Uma das conseqüências das trocas de calor, é a variação de temperatura do corpo. Para calcular essa quantidade de calor trocado é só usar a equação fundamental da calorimentria.Traduzindo: o calor sensível depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (ΔT).

A propagação do calor
O calor é uma forma de energia que se propaga do corpo mais quente para o mais frio. Esse processo pode ocorrer por três mecanismos diferentes.: condução, convecção e a irradiação.
Condução
Predominante nos sólidos, necesse processo a transmissão de energia se dá molécula a molécula. Em alguns corpos, esse processo ocorre muito rapidamente, como por exemplo, os metais, e por isso eles são chamados de condutores térmicos, e em outros ocorre o contrário, como por exemplo, a madeira e a água. Esses são chamados de isolantes térmicos.

Convecção
Exclusiva dos fluidos, ou seja, líquidos e gases, a transmissão de calor por convecção ocorre por meio da movimentação de massa fluida.


Irradiação
A irradiação é pode ocorrer no vácuo e também em meios materiais, e a sua transmissão é feita por intermédio de ondas eletromagnéticas. As ondas transmitem as energias que são absorvidas pelos pelos corpos. Essa absorção provoca uma alteração no estado de movimentação das moléculas modificando, assim, a sua temperatura.


 

Prof. Anderson de Sousa
EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil

LINK COM EXPERIMENTOS DE FÍSICA



Prof Anderson de Sousa
EEM Tomaz Pompeu

terça-feira, 13 de novembro de 2012

II Encontro da Formação em Física do Projeto Professor Aprendiz

       Nesta atividade, trocamos experiências, dialogamos e sugerimos práticas simples que desmistificam a complexidade  dos conceitos de Física. 
       

Seleção de materiais e experimentos.

Troca de experiências.



Preparação para a socialização dos experimentos.


       Proposta para o estudo da decomposição das forças .


    Proposta para o estudo das roldanas  fixas e móveis.



Proposta para o estudo da decomposição das forças utilizando roldanas e dinamômetro.


Proposta para o estudo do período do pêndulo simples.



              Proposta para o estudo do plano inclinado.

Proposta para o estudo da Redução do atrito.


Proposta para o estudo da força de atrito de rolamento.

                          Emanuel Bento  - Tutor

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ


Atenção Cursistas!

Segue o calendário das atividades da Formação em Laboratório de Física.



Obs: Qualquer alteração será informada via email.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Nosso Propósito...



Este blog está em construção e é o produto da prática de um grupo de professores de Física da 3ª CREDE preocupados com o desenvolvimento da educação em nosso país e por isso, não medirá esforços para oferecer, na íntegra, aulas com teoria e exercícios que cubram os programas de Física do Ensino Médio, dos vestibulares e do Enem.
                                                           Emanuel Bento