Como funciona nosso ouvido
O som é uma vibração de moléculas. Quando ele é produzido, faz com as moléculas do ar (ou de qualquer outro meio material) vibrem de um lado para o outro. Isso faz vibrar o grupo de moléculas seguintes, que por sua vez provoca a vibração de outro grupo, e assim o som se propaga. O ouvido converte as vibrações do ar produzidas pelo som em impulsos elétricos que são codificados pelo cérebro. As ondas sonoras, ao atingirem a orelha, são dirigidas para o interior do canal auditivo, na extremidade do qual existe uma membrana denominada tímpano. O tímpano é tão delicado e sensível que variações de pressão muito pequenas da onda sonora são suficientes para colocá-lo em vibração.
Essas vibrações são transmitidas a um pequeno osso chamado martelo, que, por sua vez, aciona outro osso, a bigorna, o qual, finalmente faz vibrar um terceiro osso, denominado estribo. Esses três minúsculos ossos atuam como um sistema de alavanca, amplificando sucessivamente as vibrações.As vibrações amplificadas chegam à cóclea, que tem a forma de um caracol. A cóclea é revestida de pêlos muito pequenos e, em seu interior, existe um líquido que facilita a propagação do som. As ondas sonoras, na cóclea, colocam os pequenos pêlos em vibração, estimulando células nervosas que, por meio do nervo auditivo, enviam os sinais ao cérebro, onde são decodificados. Dessa maneira, a pessoa tem a percepção do som.
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/como-funciona-nosso-ouvido.html
Prof Anderson de Sousa
EEM Tomaz Pompeu de Sousa BrasilEssas vibrações são transmitidas a um pequeno osso chamado martelo, que, por sua vez, aciona outro osso, a bigorna, o qual, finalmente faz vibrar um terceiro osso, denominado estribo. Esses três minúsculos ossos atuam como um sistema de alavanca, amplificando sucessivamente as vibrações.
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/como-funciona-nosso-ouvido.html
Prof Anderson de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário